Como combater o abandono de animais através da adoção responsável

Mulher brincando com pets adotados no sofá.

Encontrar o imóvel perfeito, iniciar um novo emprego na cidade dos sonhos e ter um companheiro de quatro patas para chamar de amigo pode ser o sonho de muitas pessoas. 

Afinal, ter um pet em casa pode trazer inúmeros benefícios, visto que os bichanos são ótimas companhias para partilhar a rotina diária e uma fonte inesgotável de afeto e cumplicidade.

No entanto, infelizmente, nem todas as pessoas pensam assim e os números de animais abandonados aumentam a cada dia.

Segundo uma pesquisa feita em janeiro de 2024 pela empresa Mars, em parceria com especialistas e organizações de bem-estar animal, o número de cães e gatos abandonados no Brasil chegava a 30,2 milhões

Ainda segundo o estudo, esse número representa 25% do total de pets no país, sendo 82,1 milhões de cães e 39,2 milhões de gatos. 

Vale ressaltar que, no Brasil, o abandono de animais é considerado crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 e prevê pena de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da nova guarda de animais

Neste post, iremos falar sobre a importância da adoção responsável, além de trazer dados sobre abandono e práticas para combater esse ato tão cruel. 

Assuntos que você irá encontrar:

Abandono de animais é crime

Como citado anteriormente, o abandono de animais é crime previsto em lei e caso o animal em situação de vulnerabilidade morra, a condenação pode sofrer acréscimo em até um terço, visto que, nesse caso, também seria configurado crime de maus tratos.

Portanto, é considerado crime de abandono qualquer ação que negligencie as necessidades básicas do pet

Dessa forma, deixar um animal em um local onde ele não possa sobreviver por conta própria, sem fornecer os cuidados necessários, como alimentação, água, abrigo e assistência veterinária, são os exemplos mais comuns de abandono.

Além disso, deixar o pet em situação de risco, o expondo a locais em que ele possa sofrer acidentes ou até mesmo ser atacado por outros animais, também configura crime.  

Principais motivações para o abandono de animais no Brasil

Conviver com um pet em casa pode ser muito desafiador e, muitas vezes, essa relação entre humanos e animais acaba fracassando.

Para algumas pessoas pode parecer loucura, mas para outras, o abandono de animais é uma escolha fácil. 

No entanto, o que parece a solução perfeita para o tutor é o começo de uma jornada muito difícil e desafiadora para o bichinho que foi deixado.

Segundo uma pesquisa publicada na Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, existem vários fatores que levam ao abandono de animais no Brasil. 

A pesquisa separou os motivos em três grandes vertentes: impulsividade na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal e falta de planejamento a longo prazo, envolvendo gastos com o animal e a rotina.

🐶
Alguns dos resultados da pesquisa foram:

- Abandono por problemas comportamentais do pet: 46,8%
- Mudanças que afetaram o espaço para o animal e para o tutor: 29,1%
- Mudança no estilo de vida do tutor: 25,4%
- Quebra de expectativa ao introduzir o pet na rotina da família: 14,9%

Além disso, o desinteresse e o desapego emocional dos donos em relação aos seus pets também podem levar ao abandono. 

Infelizmente, a falta de vínculo afetivo e o entendimento de que os animais também possuem emoções e necessitam de cuidado resultam nesses tristes números. 

Como denunciar abandono de animais?

Denunciar o abandono ou maus tratos de animais é um passo muito importante para garantir o bem-estar desses bichinhos e punir os infratores.

Vale lembrar que o processo pode variar de acordo com a região que você está, portanto é importante se informar sobre as ações específicas da sua cidade. 

1. Coletar evidências

Um dos primeiros passos ao se deparar com um cenário de abandono de animais é documentar a situação para os órgãos e instituições competentes

Sabemos que pode ser difícil, dependendo do local em que o animal foi deixado, mas sempre que possível tire fotos e faça vídeos do lugar em que ele foi encontrado.

Além disso, é importante anotar a hora e a data do abandono, para que as autoridades responsáveis consigam ter um maior controle da situação.  

2. Contatar órgãos de defesa animal

Para de fato conseguirmos mudar essa situação, é preciso denunciar esses atos de crueldade. 

Para isso, você pode entrar em contato com o disque denúncia 181. Esse canal foi criado em 2013 com o intuito de atender denúncias 24 horas por dia. 

Outra forma de denunciar é contatando ONGs de proteção animal da sua própria cidade

Essas organizações possuem a estrutura segura para realizar o resgate e proporcionar a assistência necessária ao pet abandonado, oferecendo um local seguro para seu desenvolvimento. 

Dessa forma, você estará contribuindo de maneira eficaz para a diminuição do número de animais em situação de vulnerabilidade. 

3. Acompanhar o processo

Após fazer a denúncia, é importante acompanhar o andamento do caso. Isso pode ser feito entrando em contato com o órgão onde foi feita a queixa e solicitando algumas informações sobre o animal. 

Além disso, em alguns casos, as organizações de proteção aos animais podem fornecer atualizações sobre o resgate do pet abandonado. 

Mulher brincando com três cachorros no quintal de casa.

Qual a importância da adoção responsável?

Também conhecida como “adoção consciente”, o termo surgiu para conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades que envolvem a adoção de um pet. 

A adoção responsável busca garantir que os animais encontrem lares amorosos e dedicados, onde possam formar um vínculo afetivo e receber cuidados integrais como novos membros da família.

Dessa forma, o ato de adotar um pet de forma responsável auxilia na diminuição dos casos de abandono. Isso ocorre porque, ao ter conhecimento sobre as necessidades e os cuidados que um novo integrante na família gera, a adoção de forma impulsiva é evitada.  

Portanto, ao decidir adotar um pet, você deve levar em consideração alguns pontos antes de tomar essa decisão. Algumas das coisas a se avaliar são: 

Converse com a sua família

Falar com a sua família é um dos primeiros passos antes de se adotar um pet, visto que vocês dividem os mesmos espaços, e é importante que todos estejam a par das responsabilidades que esse animal irá trazer para o dia a dia

Isso também vale para aquelas pessoas que dividem apartamento com amigos ou colegas de faculdade. 

Apesar de ser seu pet, a chegada desse bichinho poderá modificar a rotina da casa como um todo e é imprescindível que todos estejam alinhados para que a adoção responsável possa ocorrer. 

Organize a sua rotina

Antes de completar a adoção é preciso que você se certifique que possui tempo necessário para se dedicar aos cuidados básicos que esse pet irá demandar

Isso inclui passeios diários, alimentação, visitas ao veterinário e até mesmo tempo para poder brincar com o bichano, visto que essa prática é muito importante para o desenvolvimento do pet. 

Além disso, a chegada de um cãozinho ou gatinho também traz algumas despesas. Por isso, lembre-se de analisar todos os possíveis gastos com alimentação, saúde e possíveis emergências antes de optar pela adoção. 

Pesquise por pets que se adaptem ao seu dia a dia

Assim como os humanos, os animais possuem características únicas e que influenciam em seus hábitos e, consequentemente, na rotina do seu tutor

Portanto, se você mora em apartamento ou em um espaço sem área verde, opte por animais que não demandam tanto espaço e conseguem se adaptar em locais menores e mais fechados. 

A dica também vale para aquelas pessoas que não passam tanto tempo em casa durante o dia. 

Assim, é indicado que você procure adotar um pet mais independente, que não precise de cuidados e atenção com tanta frequência. Afinal, não queremos que nossos bichinhos se sintam tristes durante o dia. 

Visite ONGs e abrigos de adoção

Ao visitar abrigos e feiras de adoção realizadas por ONGs, é possível que você conheça melhor o animal que pretende adotar e entender o seu histórico de saúde e comportamento. 

Além disso, ao optar por uma instituição de confiança, você estará apoiando o trabalho de resgate e contribuindo para a missão de reduzir o número de animais abandonados

Como combater o abandono de animais?

Combater o abandono de animais requer uma abordagem multifacetada que envolve educação, políticas públicas, incentivo à adoção responsável e o fortalecimento das leis de proteção animal

Uma das estratégias para isso é a implementação de campanhas de conscientização para educar a população sobre a adoção responsável de animais e as consequências do abandono. 

Ademais, fortalecer as leis de proteção animal e garantir que haja penalidades severas para o abandono e maus-tratos de animais é um dos passos cruciais para erradicar o abandono. 

Outra importante forma de apoio ao combate contra o abandono de animais é através da doação de recursos para instituições que têm como objetivo o resgate e o cuidado de animais

Como ajudar as ONGs de proteção animal?

Se você gostaria de se engajar na causa, mas não sabe como ajudar, saiba que existem muitas maneiras e o primeiro passo é buscar entender essas ONGs e quais são suas frentes de atuação. 

As ajudas podem ser desde doações financeiras, até a participação em ações voluntárias promovidas pelas instituições

Além disso, muitas dessas organizações não possuem espaço suficiente para abrigar todos os animais resgatados e precisam de pessoas que possam servir como lar temporário para esses pets. 

Portanto, mesmo que você não possa adotar um animal neste momento, mas possui espaço na sua casa e deseja ajudar, saiba que servir de lar temporário é uma das opções disponíveis. 

Conheça o Jetlar Pets

Se você está procurando um novo amigo para fazer parte da sua vida, conheça o JetPet, o portal de adoção do Jetlar

O projeto reúne pets de diversas organizações e abrigos do Rio Grande do Sul em uma única plataforma. Para isso, basta você informar a sua localização para acessar os pets disponíveis para adoção na sua região. 

Vale ressaltar que o Jetlar Pets é um projeto de responsabilidade social que opera de forma gratuita, promovendo a adoção de gatos e cachorros e contribuindo para a diminuição dos números de abandono. 

You've successfully subscribed to Jetlar - Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.